Controle remoto inteligente, automatize tudo que tem controle

Controle remoto inteligente é um dispositivo que te permite clonar os controles remotos que você já tem. Com isso, você consegue controlar os dispositivos a distância e colocar sua automação em um novo nível.

Esse dispositivo é muito prático e poderoso. Com ele você conseguirá automatizar TV, ar-condicionado, decodificador, aparelho de som. Basicamente qualquer aparelho que tiver um controle remoto, poderá ser automatizado.

Mas ainda assim, você precisa ter cuidado e planejar onde colocar o controle remoto inteligente e quantos comprar. Aqui eu vou te ajudar a entender isso.

Como funciona o controle remoto inteligente

O controle remoto inteligente é um dispositivo que replica o funcionamento do controle remoto dos aparelhos.

Os controles remotos tradicionais usam infravermelho (IR – Infrared) para controlar os aparelhos. Se algum outro dispositivo replicar essa mesma frequência, o aparelho irá responder da mesma maneira.

o que e controle remoto inteligente - Controle remoto inteligente, automatize tudo que tem controle
Controle remoto inteligente

O controle remoto inteligente é um dispositivo pequeno. Em geral, ele é ligado diretamente na energia elétrica por fio e é controlado via aplicativo.

Um ponto importante aqui é que esse é um controle remoto infravermelho. Existem controles de TVs e outros aparelhos que usam outro tipo de comunicação, como bluetooth.

No caso, apenas os aparelhos controlados por infravermelho funcionarão com esse controle. Por isso, informe-se antes de comprar o dispositivo.

Em geral, esses dispositivos, se comunicam com a internet através do Wi-Fi. Mas podem existir os modelos que usam o ZigBee como protocolo de comunicação.

Como controlar os aparelhos com o controle remoto inteligente

Como disse, o controle remoto inteligente permite controlar (quase) todos os aparelhos que têm controle remoto. Você tem duas opções: usar os modelos pré-configurados ou clonar um controle.

Em geral, os aplicativos de controle têm uma biblioteca de aparelhos já pré-configurados. Alguns têm centenas de modelos. Se você tiver o mesmo modelo (ou semelhante), o seu controle inteligente já estará configurado.

Você também tem a opção de clonar o seu controle tradicional. É um pouco mais trabalhoso, mas nada difícil.

controle remoto inteligente televisao - Controle remoto inteligente, automatize tudo que tem controle
Você pode controlar basicamente qualquer aparelho que tenha um controle remoto

A ideia aqui é que você aponte o seu controle tradicional para o controle remoto inteligente e este aprenda os comandos. Com isso, você consegue usar mesmo os aparelhos que não estão pré-configurados.

Uma grande vantagem desse tipo de dispositivo é que ele é muito fácil de instalar. É necessário apenas ligá-lo na tomada e configurar via aplicativo. Bem simples.

O que pode ser controlado

O controle remoto inteligente pode controlar qualquer aparelho que tenha um controle remoto infravermelho. Assim, você pode controlar TV, ar-condicionado, DVD / Bluray, decodificadores, etc…

Com isso, você pode criar rotinas do tipo: desligar a TV a partir de um determinado horário. Ou ligar o ar-condicionado se estiver muito quente. O dispositivo abre muitas possibilidades para a sua automação residencial.

Um ponto interessante, é que se você tiver uma lâmpada inteligente que funciona via controle infravermelho, por padrão, poderá controlá-la apenas com o controle. Mas, você pode clonar o controle no seu controle remoto inteligente.

Magicamente, a sua lâmpada que antes só podia ser controlada quando você estivesse no local agora pode ser controlada de qualquer lugar. Você pode controlar o controle remoto que então controla a lâmpada.

E é importante você saber que um dispositivo pode controlar vários aparelhos. Você não precisa de um para cada aparelho.

Mas aqui, você deve prestar atenção. O controle infravermelho tem alcance limitado. De forma simples, ele consegue controlar o que está em sua “linha de visão”. Você não conseguirá controlar um aparelho que esteja em outro cômodo, por exemplo.

Um ponto importante, em geral, esses dispositivos são 360º. Ou seja, você pode colocá-los no meio do cômodo e ele conseguirá acessar todos os aparelhos em sua volta.

Por isso, se você quer controlar aparelhos em vários cômodos, precisará de um para cada local. Veja aqui algumas sugestões de produtos.

Assistentes virtuais

A Alexa e o Google Assistente são os principais assistentes virtuais na atualidade. E eles têm suporte para controles remotos, mas não de forma tão simples e direta como os interruptores ou tomadas.

Para usar o controle no assistente, em geral, você precisa criar cenas nos aplicativos e essas cenas são importadas.

Uma cena, basicamente, é um atalho. Você pode criar uma cena como “Ligar a TV” e essa cena, basicamente “aperta o botão” de ligar a TV.

É claro que podem ser mais complexos, mas geralmente criar essa cena é um passo obrigatório para usar o controle nos assistentes virtuais.

Vale lembrar que cada modelo de controle remoto inteligente deve ter a integração com o assistente virtual. Por isso, preste atenção antes de comprar o dispositivo.

Conclusão

Controles remotos universais são muito flexíveis e permitem automações bem interessantes. Eles são simples de instalar e com apenas um, você consegue controlar um cômodo inteiro com vários aparelhos.

Em uma sala, por exemplo, você poderia controlar a TV, o decodificador, o aparelho de DVD, o ar-condicionado e assim vai…

O dispositivo em si é bem simples e direto. Mas te permite criar rotinas automatizadas bem poderosas que mudam a forma que você lida com a sua casa.

Para o que você usa ou usaria o controle remoto universal na sua casa? Quais as suas principais automações?

Eu te vejo na próxima, tchau!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    • Eles geralmente são mais associados a plataforma Tuya. Eu nunca vi algum específico da Sonoff, talvez você consiga usar um controle remoto Zigbee pareado com o eWelink, mas acho bem improvável.